Psicólogo Educacional

Nas escolas, muitos dos alunos são encaminhados para acompanhamento psicológico e/ou pedagógico por motivos (algumas vezes pautados em observações ou fatos pouco justificados, exacerbados por quem as faz ou nota) de baixo rendimento escolar, dificuldade de aprendizagem, déficit de atenção, hiperatividade, transtornos globais de desenvolvimento, entre outros padrões não considerados normais pelo ambiente escolar.

“Nas queixas em relação às crianças encaminhadas existem dizeres quantitativos a respeito do que é muito, pouco, do que falta em relação à criança: “ela é muito dispersa”, “faltaria prestar um pouco mais de atenção”, “ela está pouco interessada”. Aliás, encontramos nos laudos das crianças, com as quais trabalhamos, os mesmo termos: o que a criança não fazia, o que lhe faltava etc.” (PINTO, 1997, p.84)

 

Em muitos destes casos, os alunos não têm bom desempenho escolar porque seus hábitos de estudo não são adequados. Nestes casos o psicólogo e o aluno podem, juntos, montar um planejamento de estudo mais eficiente, que leve em consideração o tempo e o local de estudo, a matéria a ser estudada, a relação do aluno com esta matéria e as características da relação do estudante com seus professores, pais e com a escola em si. Este trabalho é realizado de forma diferenciada com cada tipo de estudante, enfatizando as características pessoais do aluno e suas necessidades imediatas.

Habilidades Desenvolvidas

Desenvolvimento
Autoconfiança
Direcionamento
Serviços