Saiba como focar no Core Business (aquilo que você realmente sabe e faz de melhor) te ajuda a crescer e aprenda mais sobre o conceito.
Por mais contraditório que possa parecer, um dos grandes desafios enfrentados por empresas que já cresceram e ganharam o mercado, até globalmente, é, justamente, continuar crescendo. Se esse é o desafio da sua empresa, o mais importante é saber que a forma mais sustentável de crescer e garantir longevidade é, justamente, a partir de uma estratégia que foque no seu core business.
Em primeiro lugar, o que é Core Business? Core Business é o termo usado para descrever a principal atividade de uma empresa.
É a grande sacada. Aquilo que ela faz de melhor, onde ela inova, seu principal ativo intelectual.
Não sei qual é o core business da minha empresa, o que faço?
1- Busque a resposta para essa questão na sua empresa. Você precisa organizar informações e extrair dados sobre o seu desempenho. Comece respondendo a essas perguntas:
- Quem são os meus clientes mais lucrativos?
- Quais são as capacidades estratégicas mais diferenciadas do meu negócio? Que inovação trazemos para o mercado?
- Quais são minhas ofertas de produtos mais críticas?
- Quais são meus principais canais de venda?
- Existem outros ativos estratégicos críticos que não estão sendo aproveitados?
2- Defina o seu core business sem medo de colocar limites e perder campo de ação. É justamente colocando os limites que você conseguirá detectar as oportunidades, como se estivesse usando uma lupa.
Chris Zook, sócio da Ban & Company, considerado um guru no quesito crescimento de empresas, ajudou a disseminar a ideia de que para crescer uma empresa deveria focar em seu core business com seu livro Profit From the Core.
Porém, recentemente ele vem trabalhado o conceito de Beyond the Core. Agora a mensagem muda um pouco, ele vê sim oportunidades de crescer fora do core, contanto que esteja relacionado ele. Neste artigo de Zook na Harvard Business Review (em inglês), ele apresenta uma nova perspectiva sobre o tema. O primeiro livro de Zook citado no texto foi publicado em 2001. O segundo, em 2005. Este artigo, 10 anos depois. Sobre as mudanças que vêm acontecendo desde então sobre crescer no core (ou próximo dele), você confere abaixo.
Procure as adjacências do seu core business. As oportunidades estão ali.
De acordo com Zook, para replicar o seu negócio, você deve investir em conquistar segmentos ou negócios relacionados ao seu core business, que reforcem a sua rentabilidade. Além disso, crescer pelas adjacências possibilita reposicionar a empresa frente às novas condições de mercado, ou buscar as fontes de lucros mais atraentes.
O caminho para fazer esse tipo de expansão é encontrar os “ativos ocultos” do seu negócio, ou seja, oportunidades que ainda estão escondidas. Possivelmente, esses “ativos ocultos” estarão relacionados a alguns aspectos do seu negócio:
- Segmento de clientes e plataformas subvalorizadas: conheça o seu público-alvo. Muitas vezes, os ativos cultos consistem em segmentos até então subvalorizados, influências não exploradas sobre os clientes. Pode ser que a oportunidade esteja em um segmento não explorado anteriormente, ou em mercados emergentes. É comum, também, que uma empresa perceba que alguns segmentos de clientes principais apresentam igualmente um potencial esquecido.
- Capacidadesainda inexploradas. Muitas vezes o core business de um negócio está muito mais relacionado a “como ele faz algo”, do que a “o que ele faz”. Isto tem a ver com as capacidades que uma empresa tem. Quanto maior for o potencial de inovação em processos da empresa, maior será o seu diferencial competitivo.
Mas, então, como eu monto minha estratégia de crescimento?
Há 5 tipos de crescimento pelas adjacências:
- Investindo em novas fronteiras e mercados geograficamente.
- Passando a vender para um segmento novo de clientes
- Incluindo novos canais no seu planejamento de vendas
- Lançando um novo produto para seus consumidores centrais
- Implementando alguma modificação ao longo da sua cadeia de valor para agregar um novo diferencial competitivo.
Para fazer isso, você deve:
1) Olhar para seu negócio e buscar informações:
- Definir os pontos chave do seu negócio e organizar de acordo com o seu potencial de crescimento.
- Identificar as adjacências em que, de alguma maneira, a operação da sua empresa já está esbarrando e procurar saber o máximo que puder sobre elas.
- Identificar as adjacências que você está desconsiderando ou rejeitando. Muitas vezes, um novo olhar para uma antiga decisão pode apresentar novas perspectivas.
- Fazer um exercício de pensamento estratégico: que movimentos e decisões você poderia tomar para explorar essas adjacências?
- Investigar que inovações seus concorrentes ou outras empresas do mercado estão fazendo para expandir nas adjacências. Também é importante buscar por tendências e antecipar tendências e impactos de futuros causados por mudanças tecnológicas (guarde esse ponto, ele é mais importante do que parece)
2) Avaliar todos esses dados. Você deve fazer um ranking classificando cada adjacência.
3)Munido de todas essas informações, você deve fazer um exercício estratégico para pensar o que poderia mudar, ou que rumos seu negócio poderia tomar, e como você faria para alcançar esses objetivos.
4) Planejar suas futuras ações. Determine fases de implementação dentro de cada cenário e atribua critérios para avaliar e sistematizar dados e informações sobre o desempenho deles.
Algumas boas práticas para você ter em mente
Renovar sua equipe: sob o comando de John Donahoe, toda a estrutura organizacional do eBay conseguiu se renovar e adquirir novas capacidades. O CEO explica que sua principal estratégia tem sido trazer para seu time novos profissionais e jovens empresários – oriundos das empresas que está adquirindo. Para ele, é fundamental que as empresas lancem um olhar atento sobre as novas capacidades que precisam adquirir e em quais campos devem avançar.
Focar mais no “como” do que no “o que”: muitas vezes, a diferenciação competitiva está cada vez mais se movendo para o “como”. Se você pensar, empresas de aplicativos de taxi estão transformando a forma como o mercado de serviços de taxi funciona. O foco da sua atuação não é o transporte de passageiros –como é o caso das companhias tradicionais -, mas sim a conexão entre o passageiro e o motorista. Da mesma forma, um aplicativo se diferencia do outro, por exemplo em como facilita o pagamento do cliente, como se relaciona com os taxista, como transmite a proposta de valor para os passageiros.
Investigar tendências: já repetimos isso algumas vezes, mas de fato é um ponto fundamental. Você precisa saber tudo sobre o cenário em que seu negócio está inserido. Quais são as novas tecnologias e recursos que vão transformar o modo de fazer determinadas coisas? Aplique as tendências que fazem sentido para seu core business e boa expansão!